Atualmente, não são poucas as empresas que têm enfrentado problemas por causa da internet lenta. Isso atrapalha o andamento do trabalho e faz com que as organizações percam muito tempo tentando realizar uma única tarefa. Além de ser um grande problema quando a organização faz uso do serviço de backup em nuvem

Desse modo, neste post vamos aprender sobre quais são as principais causas da internet lenta nas empresas e o que pode ser feito para melhorar essa situação. Confira conosco!  

Problemas no provedor

É preciso analisar qual o provedor de internet da sua empresa, pois há provedores com pacotes de dados limitados e com a velocidade baixa. Isso pode ser a causa da internet lenta em sua organização. 

Por isso, uma boa dica é verificar com a empresa responsável pelo provedor de internet qual foi o contrato estabelecido e se ela está cumprindo com o acordo. Caso tudo esteja correto, você pode buscar por um plano que atenda às necessidades da sua empresa.

Problemas no roteador

Com a utilização em massa, do wi-fi para conectar a rede de internet a todo tipo de dispositivo móvel, é comum ocorrerem problemas nos roteadores. Você deve verificar a potência dos roteadores da sua empresa e a distância entre os aparelhos.

Caso o número de roteadores esteja pouco, procure comprar mais aparelhos que possam cobrir uma maior área para que em toda a extensão da sua empresa possa ser possível se conectar à rede.    

Excesso de dispositivos

Além dos problemas com roteadores, você deve tomar cuidado com o excesso de dispositivos, pois mesmo os roteadores mais novos e potentes não suportam grandes quantidades de conexões.

Para isso, verifique o que está sendo conectado à rede da sua empresa. Você ainda pode limitar o acesso para que os funcionários não possam conectar os seus dispositivos móveis e sobrecarregar a rede, o que proporcionará mais proteção contra vírus também.

Erro na distribuição da rede

Sabemos que as empresas consomem muita internet atualmente, já que quase todas as atividades são feitas por meio da utilização da rede. Porém, o que poucos entendem é que há departamentos que demandam mais dados do que outros.

Dessa maneira, erro na distribuição da rede pode ser um fator crucial para a causa da internet lenta nas empresas. É preciso realizar uma análise sobre quais departamentos usam mais a internet e necessitam de pacotes de dados maiores. Além disso, você tem a opção de uma infraestrutura de rede para ajudá-lo.  

Planejamento de rede 

Por fim, é essencial que a sua empresa tenha um planejamento de rede para definir quais são as necessidades da sua organização quanto à utilização da internet.

Para isso, você pode contratar os serviços de uma empresa especializada que vai ajudá-lo a conhecer e entender o que a sua empresa precisa, assim como propor melhorias a curto, médio e longo prazo. 

Portanto, você aprendeu neste artigo as principais causas da internet lenta nas empresas e como resolver o problema. É útil que você coloque todas estas dicas em prática no cotidiano da sua empresa e as ensine para a sua equipe de trabalho.

Então, gostou do nosso artigo sobre as principais causas da internet lenta nas empresas, assim como algumas soluções para o problema? Agora compartilhe este post nas suas redes sociais e mantenha os amigos informados.