Já se foram os dias em que as empresas precisavam instalar servidores caros e armazenar seus dados importantes apenas em dispositivos físicos. Saiba como funciona o backup na nuvem e conheça suas vantagens.

Em comparação com os enormes investimentos iniciais que as empresas precisavam fazer em equipamentos para servidores, o backup é uma alternativa bastante acessível e é uma das razões do aumento de sua popularidade.

Além disso, o backup  tem se modernizado e se tornado cada vez mais prático e seguro.

Como funciona o backup na nuvem

Em termos mais simples, o backup na nuvem pode ser definido como a capacidade de armazenar dados e aplicativos de software em servidores externos, porém localizados uma instalação remota.

Existem empresas dedicadas para manter serviços de backup na nuvem e que alugam espaço de armazenamento virtual para clientes que precisam. Geralmente, esse serviço é oferecido por uma taxa mensal ou anual.

É responsabilidade do provedor de serviços de backup estabelecer as medidas de segurança necessárias para proteger as informações armazenadas, permitindo que os clientes consigam ter acesso 24 horas por dia, sem qualquer interrupção.

Mecanismo de backup na nuvem

Os servidores de backup na nuvem permitem que todos os dados digitais sejam armazenados, incluindo pacotes de software, arquivos de mídia como áudio e vídeo, imagens, documentos, bancos de dados, e-mails, etc.

Uma vez que o cliente se inscreveu para o serviço, eles terão acesso rápido, confiável e seguro ao servidor via internet. Os sistemas automatizados serão executados em incrementos programados, fazendo backup de unidades inteiras ou segmentações de arquivos.

Proteção de backup na nuvem

O backup na nuvem concentra-se em dois aspectos principais em termos de proteção dos dados armazenados;

  • Evitar roubo de dados

Entendendo a seriedade dos dados armazenados, os provedores de serviços tomaram precauções de segurança sofisticadas (com níveis de criptografia finais que às vezes são mais fortes até do que os usados ​​nos bancos) e assim, conseguem se manter um passo à frente dos hackers em potencial.

  • Evitar a perda de dados

Os sistemas de backup respeitáveis ​​tomam medidas para evitar a perda de dados, uma vez que sua existência na indústria depende da confiabilidade. Eles usam vários servidores que estão localizados em diferentes instalações e são alimentados por distintas fontes de energia, garantindo proteção contra perda de dados mesmo em caso de problemas em um equipamento ou falha no sistema de energia principal.

Ao contrário dos dias anteriores, os serviços de backup na nuvem estão disponíveis em taxas bastante acessíveis. Empresas ou indivíduos devem selecionar os melhores planos de acordo com suas necessidades de armazenamento e com a reputação do provedor.

Benefícios e desvantagens do backup na nuvem

Alguns dos benefícios do backup na nuvem são:

  • Gerenciamento de arquivos e dados mais simples, pois os provedores de serviços cuidam de muitas das tarefas necessárias.
  • Segurança contra ataques de hackers por possuírem criptografia de ponta e porque são executados fora da rede do escritório.

Desvantagens e desafios existentes:

  • A velocidade do backup depende muito da largura de banda e latência. Por exemplo, quando muitas organizações estão usando a conexão à Internet, o backup pode ser mais lento.
  • Os custos podem ser escalonados ao fazer backup de grandes quantidades de dados na nuvem.

Como no uso de backup  os dados são movidos para fora dos edifícios e equipamentos de uma organização e para o controle de um provedor externo, é preciso escolher um provedor de confiança e que possua boa reputação no mercado, por isso, pesquise bem antes de fechar qualquer negócio.