Atualmente, algo que está se consolidando no desenvolvimento das empresas são as metodologias ágeis. Isso porque construir uma boa experiência do cliente, por meio do trabalho da gestão de TI, é algo muito importante para que a sua organização saia na frente na disputa do mercado.

Para conhecer mais sobre as metodologias ágeis e como elas podem beneficiar a gestão de TI, continue a leitura deste post e confira conosco as informações que separamos! 

O que são essas metodologias?

As metodologias ágeis podem ser definidas como um conjunto de práticas para um processo de gerenciamento de qualidade que visa trazer muitos benefícios para a utilização na gestão de softwares. Em resumo, ela direciona os trabalhos da gerência para os investimentos de maior retorno com o aumento na produtividade. 

O que as diferenciam das tradicionais?

As metodologias tradicionais são consideradas muito rígidas. Elas têm por finalidade tornar o processo de gerenciamento extremamente formal, impedindo a participação dos clientes.

Por outro lado, as metodologias ágeis querem satisfazer os clientes, proporcionando a entrega de softwares com mais rapidez e em conformidade com as demandas de seus consumidores. Isso faz com que haja uma redução de custos, pois evita o desperdício com trabalhos que não serão úteis. 

Quais são as principais formas de metodologias ágeis?

XP

A eXtreme Programming é uma metodologia que tem como foco práticas de engenharia. Ela faz com que as respostas às solicitações dos clientes sejam mais eficientes. Além disso, a XP realiza frequentes contatos com os seus consumidores, pedindo feedbacks para melhorar a experiência do cliente. 

FDD

A metodologia Feature Driven Development tem como objetivo desenvolver as tarefas por funcionalidade, visando apresentar um conjunto de princípios e práticas para a Gestão de Projetos. Dessa forma, ela é descrita por cinco processos:

  • desenvolver um Modelo Abrangente;
  • construir uma Lista de Funcionalidades;
  • planejar por Funcionalidade;
  • detalhar por Funcionalidade;
  • construir por Funcionalidade;

Scrum

Outra metodologia muito conhecida é o Scrum, que busca ter maior produtividade no planejamento de utilização de softwares. O método pede que a gestão de TI divida os projetos em ciclos chamados de Sprints, fazendo com que um conjunto de atividades sejam executados. 

Como elas podem ser utilizadas para beneficiar a gestão de TI?

Proporciona mais independência e produtividade

As metodologias ágeis proporcionam mais independência e produtividade para a sua equipe de TI, otimizando o tempo de trabalho da gestão de TI, uma vez que o processo não é extremamente formal. 

Melhora na comunicação

Além de proporcionar mais independência e produtividade, os métodos ágeis também melhoram a comunicação com os seus consumidores, uma vez que a experiência do cliente é muito importante para o crescimento da empresa. 

Reduz os erros

Por fim, outro benefício para a gestão de TI é que as metodologias ágeis reduzem os erros na utilização de softwares, uma vez que os colaboradores ouvem os clientes por meio de feedbacks. Isso contribui para que eles saibam quais serão os possíveis erros e o que pode ser feito para melhorar. 

Você aprendeu, neste post, quais são as principais metodologias ágeis e como elas podem beneficiar a gestão de TI da sua organização. É útil que você busque atualizar a sua empresa depois das informações que você obteve.

E você, gostou do nosso texto? Então, não deixe de seguir as nossas redes sociais — estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!