O investimento em segurança da informação representa a garantia de proteção ao maior patrimônio de uma empresa, que são suas informações.

Apesar disso, muitos gestores justificam que não investem em segurança da informação por falta de orçamento.

Se você é um deles, saiba que os prejuízos gerados em decorrência de falhas técnicas e humanas, bem como por ransomwares, que são softwares nocivos instalados por hackers que sequestram informações e lhe impedem de ter acesso ao seu sistema, podem causar um impacto muito maior no financeiro  e na imagem da empresa.

Além disso, pesquisas recentes mostram que cerca de 40% das empresas que fazem um investimento em segurança da informação, consegue observar muito mais benefícios comerciais, como eficiência operacional, agilidade e inovação, se comparado ao valor investido na proteção dos seus dados.

Continue lendo esse post e descubra o que pode acontecer com uma empresa quando não se faz um investimento em segurança da informação.

Não fazer um investimento em segurança da informação gera perdas de dados

Geralmente, a rotina de uma empresa envolve operações que geram informações e dados privados que são extremamente importantes para o negócio.

Agora, já imaginou perder todos esses dados em decorrência de roubos de informações e ataques virtuais. Ou simplesmente por falhas físicas como falta de energia ou problemas de hardware?

Caso não tenha um sistema de segurança que proteja seus dados, você pode perder o acesso a eles de forma momentânea ou definitiva. O que isso significa?

Basicamente, isso impactaria em inúmeros prejuízos para sua empresa, tanto financeiros, como perdas de contratos ou negócios, custos com reparação de sistemas e dispositivos, quanto comerciais, como atrasos nas vendas ou queda na produtividade, por exemplo.

Perda da credibilidade

Quando se trata de clientes e parceiros a confiança é um elemento essencial para o bom relacionamento.

No entanto, quando não se realiza um bom investimento em segurança da informação, dados confidenciais de clientes e parceiros podem ser roubados, vazados ou perdidos. E isso acarretaria tanto em problemas legais, como processos judiciais, sanções e multas, quanto na perda de credibilidade por parte da sua empresa.

O não investimento em segurança da informação pode gerar problemas legais

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é de responsabilidade da empresa proteger as informações pessoais tanto de sua equipe, quanto dos clientes.

Portanto, caso esses dados sejam roubados, sequestrados ou perdidos. E a empresa falhe em adotar as medidas adequadas, será necessário arcar com multas e sanções previstas na Lei.

De acordo com a LGPD, as penalidades para a empresa que não contar com um sistema apropriado que garanta a proteção e segurança dos seus dados envolve multa de 2% do seu faturamento, podendo essa multa chegar a 50 milhões de reais. Além disso, a empresa ainda pode ter suas atividades paralisadas de modo parcial ou total.

Prejuízos financeiros

A perda financeira causada pela falta de investimento em segurança da informação pode vir de várias formas. Desde a perca de clientes por falta de credibilidade da sua empresa em relação a segurança dos dados. Até a paralisação do sistema interno, o que pode gerar uma queda na produtividade.

Além disso, quando o sistema da empresa não é protegido por um sistema de segurança, os hackers conseguem acessa-lo com facilidade e instalar programas maliciosos que corrompem o sistema e roubam dados da empresa, incluindo dados bancários. Assim, eles conseguem fazer transferências e roubos direto da conta bancária da empresa.

Conclusão

Tratar o investimento em segurança da informação como uma prioridade na sua empresa é fundamental para prevenir perdas, roubos e sequestro de informações, seja por falha física ou humana, ou por ação de hackers.

Além disso, investir em segurança da informação pode assegurar a confiabilidade da sua empresa junto aos seus fornecedores, colaboradores e clientes.

Se quiser evitar problemas causados pela falta de investimento em segurança da informação, entre em contato conosco e descubra as soluções que oferecemos para manter os dados da sua empresa 100% protegidos.