O backup na nuvem, é uma estratégia de armazenamento de dados que envolve o envio de uma cópia dos arquivos e documentos através da rede para um servidor externo.

O servidor geralmente é hospedado por um provedor de serviços terceirizado, que cobra do cliente de backup uma taxa com base na capacidade, na largura de banda ou no número de usuários.

A implementação do backup na nuvem pode ajudar a reforçar a estratégia de proteção de dados de uma organização sem aumentar a carga de trabalho da equipe de tecnologia da informação.

Entenda porque optar pelo backup na nuvem é um bom negócio

O processo de backup copia os dados e os armazena em diferentes mídias ou em outro sistema de armazenamento para facilitar o acesso no caso de uma situação de recuperação. O backup em nuvem serve esse propósito para muitas organizações e empresas.

Quando uma organização começa a usar os serviços de backup na nuvem, o backup inicial às vezes pode levar dias para concluir o upload em uma rede devido ao volume de dados a ser transferido.

Uma técnica chamada semeadura de nuvem permite que um fornecedor de backup em nuvem envie um dispositivo de armazenamento, como uma unidade de disco ou cartucho de fita, para a organização, que então faz o backup dos dados localmente e envia o dispositivo de volta ao provedor, o que torna tudo mais ágil e seguro.

Benefícios e desvantagens do backup na nuvem

Sem uma proteção, sua empresa pode perder dados valiosos. Felizmente, o backup e a recuperação de dados nunca foram tão simples. Aqui estão algumas maneiras que sua organização pode se beneficiar com o uso de serviços em nuvem:

1.    Aproveitar a infraestrutura existente

O uso de backup de dados é econômico para as empresas, pois se integra perfeitamente à infraestrutura já existente. Você não precisa se preocupar com a compra de qualquer novo equipamento.

Depois que o backup é concluído, ele armazena os arquivos criptografados em um data center externo. Todo esse processo aproveita a tecnologia da nuvem sem exigir despesas adicionais da sua empresa.

2.    Confiabilidade

O uso de um backup na nuvem oferece a melhor proteção disponível e é muito mais confiável do que outras opções e serviços de recuperação. Você pode restaurar rapidamente os dados perdidos a qualquer momento ou local.

Com essa alta confiabilidade, seus funcionários poderão se concentrar em seu trabalho sem se preocupar em excluir acidentalmente arquivos importantes.

3.    Reduzir Custos

Diminuir os custos é uma meta para empresas de todos os tamanhos e perder dados valiosos pode ser algo caro e demorado. O uso de serviços em nuvem fornece uma solução acessível para proteção de arquivos

4.     Elimina o backup em dispositivos físicos

O uso de backups em dispositivos físicos geralmente é caro, ocupa muito espaço e pode ser facilmente roubado. Por outro lado, o uso da tecnologia em nuvem permite que você faça backup de arquivos críticos com muito mais rapidez e segurança.

É preciso ressaltar que o backup na nuvem também possui algumas desvantagens. A velocidade do backup, por exemplo, depende muito da largura de banda e latência e quando muitas organizações estão usando a conexão à Internet, o backup pode ser mais lento.

Para evitar problemas futuros é importante garantir um provedor de backup na nuvem que seja de confiança e realize todas as precauções necessárias para manter seu acesso mesmo em casos de acidentes com equipamentos.

Pesquise bem antes de fechar negócio e com certeza o backup  será uma boa aquisição para seu empreendimento.